Um dos eventos mais tradicionais de Tangará da Serra, a Rua da Alegria, promovida pela TV Centro América, é uma oportunidade para marcas associarem seu nome a um projeto que inspira transformação social por meio da arte, cultura e diversão.
Em 2023, a Refrigerantes Marajá patrocinou a 10ª edição do evento, realizada em outubro. A parceria resultou em um aumento de aproximadamente 30% nas vendas da empresa no 4º trimestre do ano.
O resultado foi tão positivo que a empresa já está confirmada como uma das idealizadoras do evento na edição de 2024.
A parceria de sucesso entre Refrigerantes Marajá e Rua da Alegria é o 4º “Case de Sucesso” da série especial da coluna de Negócios, que destaca os resultados positivos alcançados pelos clientes que divulgam seus produtos e serviços na TV Centro América, na Centro América FM e nos sites G1 e Primeira Página.
Para toda a família
A Rua da Alegria acontece sempre no ritmo do Dia das Crianças, incentivando a prática de atividades e brincadeiras tradicionais, como pega-pega, pula corda, corrida do saco, queimada, amarelinha e muitas outras.
A diretora executiva da Refrigerantes Marajá, Ulana Bruehmueller, lembra que, durante a festa, a empresa serviu 1.500 litros de refrigerantes, além de sortear brindes e kits Marajá em uma tenda montada especialmente para a marca.
Ulana destaca que a participação no evento trouxe inúmeros resultados positivos para a empresa.
“No período que antecedeu ao evento, realizamos diversas ações de merchandising nas principais vias da cidade, além da colocação de materiais em supermercados. Os resultados, principalmente em relação à imagem, foram bastante positivos, com a intensificação das mídias locais.”
Ulana Bruehmueller, diretora executiva da Refrigerantes Marajá.
Ela explica que a Rua da Alegria proporcionou à empresa a oportunidade de se aproximar mais dos consumidores, o que é crucial na busca constante da empresa por qualidade nos produtos e no atendimento.
“É um momento de estar junto ao nosso público consumidor, degustando produtos e colhendo percepções. O evento cumpriu o que havia proposto, tanto em relação à veiculação quanto ao público presente.”
Ulana Bruehmueller, diretora executiva da Refrigerantes Marajá.
Com o patrocínio do projeto, a marca teve as seguintes vantagens:
- Assinou todos os materiais referentes ao projeto (camisetas, tendas e backdrop como realizador);
- Teve espaço durante o evento para realizar ativações;
- Pôde distribuir amostras do seu produto no dia do evento;
- Apareceu em comerciais na TV Centro América que divulgaram o evento ao público geral.
Confira o clima de festa na Rua da Alegria
Victor Henrique, gerente de emissora da TV Centro América e executivo responsável pela venda do projeto, lembra que a Refrigerantes Marajá já havia participado de outras três edições do evento, em 2017, 2018 e 2019.
Em 2023, ano que marcou a 10ª edição da Rua da Alegria, a parceria rendeu ainda mais frutos, diante do sucesso da festa.
Cerca de 10 mil pessoas compareceram ao evento, que foi marcado por uma tarde com apresentações teatrais, sorteios, educação, brincadeiras antigas e muitas atrações para crianças e famílias.
Victor ressalta que a compra de projetos comerciais de patrocínio é uma boa alternativa para conectar a marca dos anunciantes com iniciativas consolidadas, por um custo menor do que o gasto com comerciais tradicionais.
“Esse apoio é importante porque vincula a marca a uma ação social muito bacana, gerando uma experiência de conexão imensa com o público.”
Victor Henrique, executivo da TV Centro América.
Esse tipo de patrocínio aumenta a credibilidade e a lembrança da marca, associando-a a projetos que transmitem uma mensagem positiva.
Sucesso
Após a participação na 10ª edição do evento, a Refrigerantes Marajá registrou um aumento de aproximadamente 30% nas vendas durante os meses de outubro, novembro e dezembro após a festa, conforme Victor.
“A Refrigerantes Marajá já está conosco desde 2017, participando consecutivamente do evento, exatamente porque sempre que investem na Rua da Alegria, percebem um aumento de vendas de 20% a 35%. O evento acontece em uma tarde no mês de outubro, mas as chamadas do patrocínio impactam durante todo o mês, gerando awareness para a marca.”
Victor Henrique, executivo da TV Centro América.
Reportagem sobre a Rua da Alegria
No caso da Rua da Alegria, o patrocínio permitiu à Refrigerantes Marajá associar sua marca a um evento com mais de dez mil participantes.
Além da grande visibilidade, a associação ao evento se aproveita de sua credibilidade, já que a Rua da Alegria é uma festa consolidada e muito bem conhecido pela população de Tangará da Serra e região.
A possibilidade de ter uma marca aparecendo não apenas na TV, mas também em materiais físicos no dia do evento, é uma característica marcante dos projetos multiplataforma, que atingem públicos diversos — afinal, quem não costuma assistir TV pode ver a marca no evento.
Por ser um evento familiar, a marca também pôde impactar pessoas de várias idades: avós, pais, tios.
Tipos de patrocínio
Os comerciais de TV Centro América se dividem, basicamente, em Mídia X e Projetos Comerciais. A Mídia X são os comerciais divulgados no intervalos da programação, os comerciais comuns. Já os Projetos Comerciais são idealizados pelo setor de Produtos de Publicidade (Marketing) da emissora.
Esses projetos envolvem patrocínio de campanhas temáticas, eventos ou programas, e a marca do cliente aparece não somente no intervalo da programação, mas em outros formatos, como vinhetas de abertura e Ações de Conteúdo.
Do Plim ao Play: 3 Formas de Comprar Mídia na RMC
- Mídia Avulsa: Comerciais que vão ao ar na TV aberta e por assinatura, com durações de 10 a 60 segundos, ideais para diferentes momentos do funil de vendas.
- Projetos Customizados: Criados sob medida, com soluções que atendem a necessidades específicas dos anunciantes, baseados em briefings.
- Patrocínio: Projetos multiplataformas que vinculam a marca a eventos e programas, como a Rua da Alegria.
Mídia Avulsa: Comerciais e Soluções para Awareness
Os comerciais são fundamentais para aumentar a visibilidade (awareness) e engajamento. Eles são veiculados em breaks comerciais, com inserções entre 10 e 60 segundos, podendo ser exibidos em intervalos regulares ou interprogramas.
Projetos Customizados: Campanhas Exclusivas
Os projetos customizados são criados de acordo com o briefing do anunciante, oferecendo soluções criativas e integradas. Essa flexibilidade permite que a marca atenda suas necessidades específicas, combinando TV, digital e rádio para maximizar o impacto.
Patrocínios: Associando a Marca a Eventos e Programas
O patrocínio oferece uma oportunidade para vincular uma marca a eventos de grande audiência. A TV Centro América disponibiliza patrocínios multiplataformas que garantem visibilidade e engajamento, tanto para campanhas temáticas, como Agro Globo, quanto para programas, como Bom Dia MT e É Bem Mato Grosso, e até mesmo para eventos, como a Rua da Alegria.
Com isso, as marcas conseguem se conectar diretamente com o público, aproveitando a relevância e o alcance dos programas e eventos.
Os patrocínios unem cobertura em TV e digital, posicionando a marca como parceira de entretenimento de qualidade. Essas ações ajudam a aumentar a frequência e a percepção do público em relação à marca.
Para saber quais são os outros casos de sucesso dos clientes da RMC, em vários veículos e formatos de mídia, basta acessar os links abaixo.
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