Um fato curioso na diplomação de um vereador eleito em Blumenau, Santa Catarina, chamou a atenção na internet. Jean Volpato (PT) enviou seu irmão gêmeo para o representar no evento, que é o momento em que o vencedor de uma eleição recebe o documento oficial que comprova sua vitória e o autoriza a assumir o cargo.
Em suas redes sociais, o vereador disse que o irmão Júlio Volpato o representou porque ele havia testado positivo para a covid-19. A decisão repercutiu na internet e gerou muitas brincadeiras entre os internautas que comentaram: “Ninguém vai perceber” e “Vocês são iguaizinhos”.
A diplomação ocorreu nesta quarta-feira (18). “Em respeito às medidas sanitárias, permanecerei em isolamento até a recuperação plena. Por esse motivo, não poderei participar da cerimônia de diplomação dos vereadores de Blumenau”, escreveu.
“Hoje é um dia histórico e emocionante para mim. Apesar de não poder estar presente na solenidade por estar me recuperando da Covid-19, fui representado com muito orgulho pelo meu irmão que recebeu o diploma em meu nome”, disse o vereador na postagem feita em sua rede social.
Uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) diz que enviar um representante a uma diplomação é permitido, desde tenha sido feita uma procuração com registro em cartório. Conforme dados da Justiça Eleitoral, Jean tem 33 anos, é jornalista e conquistou 4.221 votos pela Federação Brasil da Esperança Fé Brasil (PC do B / PT / PV).