Vereadora e primeira-dama vai presidir comissão e nega interferência do marido

samantha iris esposa abilio


Eleita presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), considerada a mais importante da Câmara de Cuiabá, a vereadora Samantha Iris (PL), que também é primeira-dama, negou qualquer interferência do prefeito Abilio Brunini (PL) em sua escolha. Em resposta aos comentários sobre a possível influência do Executivo, Samantha afirmou que sua indicação foi legítima, fruto de articulação com outros vereadores, e que seu foco será o trabalho técnico na condução da comissão.

Vereadora e primeira-dama vai presidir comissão e nega interferência do marido. (Foto: Câmara de Vereadores Municipal de Cuiabá)

“Eu fui eleita para estar aqui, fui a mulher mais votada da história de Cuiabá. Eu tinha todo o direito de postular esse local e tenho total tranquilidade de fazer o trabalho de forma técnica. Existe uma assessoria permanente na Casa que dá todo o suporte necessário para garantir que o trabalho seja pautado no que é regimental e constitucional. Não podemos esquecer que, além de ser primeira-dama, também fui eleita e tenho um papel a desempenhar”, declarou Samantha.

A nomeação gerou comentários nos bastidores políticos devido à proximidade dela com o Executivo.

Samantha é esposa do prefeito Abilio Brunini, o que levantou suspeitas de que a CCJR, responsável por avaliar a constitucionalidade dos projetos de lei, poderia se tornar uma extensão do gabinete do prefeito. A vereadora, no entanto, rebateu a ideia: “Estamos aqui para trabalhar. Se tudo o que eu fizer for questionado por ser a esposa dele, então eu não vou poder fazer nada. Não podemos ficar presos a críticas. Nosso objetivo é trabalhar por Cuiabá.”

Articulação com vereadores

Samantha também ressaltou que sua eleição para presidir a comissão foi fruto de um processo democrático dentro da Câmara. “Eu fui atrás dos meus votos, conversei com os vereadores e conseguimos chegar a um consenso. Fui aprovada pela grande maioria dos parlamentares”, explicou a vereadora.

vereadores de cuiaba
(Foto: Câmara de Vereadores Municipal de Cuiabá)

O vereador Demilson Nogueira (Progressistas) reforçou que a escolha de Samantha foi feita dentro do Colégio de Líderes e não representa interferência do Executivo.

“A escolha dela se deu de forma democrática. Foi uma decisão dos líderes presentes, e a comissão conta com outros dois membros que também estarão acompanhando a condução dos trabalhos. Não acredito que essa escolha tenha sido para favorecer qualquer ato da administração”, afirmou Demilson.

Alterações no regimento e trabalho técnico

A CCJR desempenha um papel fundamental na Câmara, pois avalia a legalidade e a constitucionalidade dos projetos apresentados.

Segundo a vereadora Maysa Leão (Republicanos), o objetivo é garantir que os trabalhos sejam conduzidos com foco e celeridade, sem aumentar os custos para o Legislativo.

Maysa defendeu a indicação de Samantha ao cargo e destacou que a comissão contará com uma equipe técnica qualificada.

“A Câmara tem uma assessoria técnica muito preparada, que já apoia todas as comissões. O trabalho da CCJR é técnico, não há espaço para interferência política. O que esperamos é que as mudanças aprovadas hoje contribuam para dar mais agilidade ao andamento dos projetos e garantir que cada tema tenha a atenção necessária”, disse Maysa.

A presidente da Câmara, Paula Calil, também destacou que a definição dos integrantes das 23 comissões permanentes será feita em uma reunião do Colégio de Líderes na próxima quinta-feira.

Segundo ela, a formação das comissões visa garantir maior agilidade na análise dos projetos apresentados e uma melhor distribuição do trabalho entre os vereadores.

  1. Câmara de Cuiabá cria 7 novas comissões e permite sessões híbridas



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Adolescente morre ao ser atingido por bolada no peito no Amazonas

Um adolescente de 16 anos, identificado como Edson Lopes Gama, morreu após ser atingido por…

Prefeitura de Corumbá diz herdar dívida de R$ 34 milhões de antiga gestão

Um levantamento realizado pela Seprad (Secretaria Municipal de Planejamento, Receita e Administração) revelou que a…

“Zona de guerra“: sobreviventes de incêndio em Los Angeles relatam medo e pânico

Quando os botijões de gás nas casas de seus vizinhos começaram a explodir sob o…