Operações estão em andamento para resgatar Ottavia Piana, uma exploradora de cavernas de 32 anos, que ficou presa na gruta de Bueno Fonteno, perto de Bérgamo, de acordo com informações da TV estatal italiana RAI.
Piana caiu oito metros, em uma parte inexplorada da caverna, sofrendo fraturas nas pernas, na região do tórax e no rosto.
Aproximadamente 100 socorristas, incluindo equipe médica, estão envolvidos. Três equipes de especialistas em limpeza de cavernas estão usando pequenas cargas explosivas para ampliar as áreas mais estreitas.
Uma linha telefônica de três quilômetros está permitindo a comunicação entre Piana e a superfície. Apesar dos ferimentos, ela permanece “alerta e cooperativa”, segundo a RAI.
Desde domingo (15), Piana está em uma base improvisada aquecida dentro da caverna. Nesta segunda-feira (16), as equipes de resgate começaram a conduzi-la em uma maca pelas seções mais estreitas da caverna. O progresso é lento e trabalhoso devido à alta umidade e à temperatura de 8°C.
Este não é o primeiro acidente de Piana na caverna de Bueno Fonteno. Em julho de 2023, ela ficou presa por 40 horas.
As autoridades estimam que a operação atual pode demorar vários dias, por conta da dificuldade do trecho final até a saída da caverna.
2024 deverá ser o ano mais quente já registrado, segundo a OMM