Um foguete de teste caiu e explodiu 40 segundos após a decolagem de um porto espacial norueguês neste domingo (30). A startup alemã Isar Aerospace, responsável pelo projétil, disse que esse foi um teste inicial. Um comunicado à imprensa descreveu o lançamento como um “sucesso”.
Veja vídeo:
O foguete Spectrum não tripulado foi anunciado como a primeira tentativa de voo orbital da Europa, onde várias nações, incluindo Suécia e o Reino Unido, disseram que querem entrar no mercado crescente de missões espaciais comerciais.
A Isar Aerospace, que havia alertado que o lançamento inicial poderia terminar prematuramente, disse que o teste produziu dados extensos com os quais sua equipe pode aprender.
Os participantes globais no mercado de lançamento de satélites incluem a SpaceX de Elon Musk, que lança dos Estados Unidos, e a francesa ArianeGroup, uma joint venture entre a Airbus e a Safran que usa um porto espacial na Guiana Francesa, na América do Sul.
A Suécia, com seu local de lançamento em Esrange, e o Reino Unido, com seu Porto Espacial SaxaVord nas Ilhas Shetland, na Escócia, são os rivais mais próximos do local norueguês, e todos eles visam dar à Europa maior autonomia em voos espaciais.