Vídeo impressionante mostra fogo em fazenda de Rio Negro

Fogo em fazenda de Rio Negro


Um incêndio de grande proporção atingiu uma fazenda de Rio Negro, região do Pantanal sul-mato-grossense. A cena triste foi filmada nesta última quinta-feira (1) pelo Corpo de Bombeiros. Uma das maiores preocupações é que o fogo atingiu área onde abriga um safari de onças-pintadas. Assista abaixo o vídeo:

Grande incêndio em fazenda de Rio Negro. (Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros)

De acordo com o Prevfogo, a situação no local está crítica, já que a extensão do foco de incêndio é muito grande. Militares e aeronaves já estão na região do Rio Negro para combater o fogo, que iniciou às margens do rio.

“Nesta quinta (01) tivemos sete aeronaves realizando alijamento por toda a região pantaneira”

Prevfogo

O último local atingido pela chamas foi a Fazenda Caiman, que abriga a Associação Onçafari, com mais de 53 mil hectares. A ONG monitora onças-pintadas.

  1. Incêndio no Pantanal forma tornado de fogo; imagem impressionante

As equipes que tentaram combater os focos de incêndio afirmaram que os ventos, o calor e a baixa umidade do ar estão dificultando o controle do fogo.

“Ontem, hoje, amanhã e até domingo serão dias bastante críticos”, relatou um dos brigadistas que trabalha no local. 

Fogo ameaça outras fazenda, inclusive de Almir Sater

No início desta semana, as chamas também ameaçaram a fazenda do cantor sul-mato-grossense Almir Sater. O cantor fez contato com o presidente Lula para pedir ajuda para impedir que o fogo se alastrasse pela fazenda Campo Novo, na região do Rio Negro. 

Nesta quarta-feira (31), um dia após a ligação, Lula sobrevoou a região do Pantanal para ver a vegetação queimada e o trabalho dos brigadistas para controlar as chamas. 

Em entrevista a Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), o presidente da república contou que o músico descreveu a situação como “um horror”. 

“Ele disse que estava muito feia a coisa, que estava um negócio de horror e pediu ajuda”, informou o presidente.

Incêndio no Pantanal

A Serra do Amolar, localizada entre o Brasil e a Bolívia, foi atingida por incêndios de grandes proporções ainda na sexta-feira (26).

O fogo começou na Bolívia, mas avançou para a área brasileira em direção a Corumbá (MS).

A Brigada Alto Pantanal, mantida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), está na linha de frente do combate desde o último sábado (27). Segundo eles, a área é remota e de difícil acesso.

Ao todo, 29 brigadistas do Prevfogo,  nove do IHP, seis bombeiros e funcionários de fazendas atuam no controle das chamas.

O governo federal disponibilizou três Air Tractors e dois helicópteros para o combate aéreo, além de um caminhão de apoio para o abastecimento das aeronaves.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Com seca severa, botos são encontrados mortos no Amazonas

Em apenas uma semana, um boto foi encontrado morto por dia na região do Lago…

Alívio? Vídeo mostra chuva em bairro de Campo Grande

Em meio ao calor intenso e à fumaça das queimadas que assolam Campo Grande, moradores…

Embaixador de Israel alertará sobre fim da “janela diplomática“ para conflito no Líbano

O embaixador de Israel na ONU dirá ao Conselho de Segurança que a “janela diplomática…