O sistema de defesa Iron Dome de Israel interceptou foguetes perto da fronteira com o Líbano nesta segunda-feira (16), enquanto o ministro da defesa de Israel alertou que uma solução diplomática para o impasse contra o Hezbollah está se distanciando.
Os comentários de Gallant foram feitos quando o enviado especial da Casa Branca, Amos Hochstein, visitou Israel para discutir a crise na fronteira norte, onde as tropas israelenses têm trocado disparos de mísseis com as forças do Hezbollah (apoiado pelo Irã) há meses.
Veja vídeo:
Embora a guerra em Gaza tenha sido o principal foco de Israel desde o ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, a situação precária no norte alimentou receios de um conflito regional que poderia atingir os Estados Unidos e o Irã.
Hezbollah afirmou que não visa uma guerra mais ampla neste momento, mas que lutaria se Israel lançasse uma.
Centenas de combatentes do Hezbollah e dezenas de soldados e civis israelenses foram mortos nas trocas de tiros.
Cerca de 140 civis foram mortos pelo bombardeio israelense no Líbano desde 8 de outubro, quando os ataques entre os militares israelenses e o Hezbollah iniciaram, paralelamente à guerra em Gaza.
Os conflitos ao longo da fronteira entre o Líbano e Israel forçaram dezenas de milhares de pessoas a abandonarem a região.
Quase toda a população de Gaza foi deslocada em meio à nova ofensiva israelense