Uma cena impressionante do fogo destruindo habitats de animais no Pantanal sul-mato-grossense foi publicada pela Associação Onçafari, que monitora a fauna na região de Miranda. Em apenas 3 minutos, as chamas destroem tudo à frente. Assista:
O vídeo é de uma das armadilhas fotográficas da ONG e mostra bem a dimensão dos incêndios no Pantanal Sul.
-
Morre onça-pintada Antã, resgatada dos incêndios no Pantanal
-
Vídeo mostra “almoço” de animais no Pantanal em meio a destruição do fogo
Segundo a bióloga Natália Cará, o fogo queimou grande parte das áreas que a Onçafari monitora.
“A gente tinha várias armadilhas fotográficas em campo, que são câmeras que espalhamos para tentar encontrar os animais. Quando o fogo chegou, tivemos que sair correndo para tentar retirá-las a tempo. Conseguimos salvar a maioria das câmeras, mas três delas estavam numa área onde o fogo chegou muito de repente, e elas derreteram. Obviamente, não funcionam mais, mas consegui abrir duas e recuperar o cartão. Assim, conseguimos salvar esses dados e ver os animais que passaram por lá antes do fogo.”
Natália Cará, bióloga da Onçafari
As imagens mostram que, em apenas 3 minutos, o fogo avança rapidamente. A temperatura captada pela câmera também surpreende.
“A temperatura subiu muito rápido. Uma das câmeras parou de gravar imagens quando o fogo chegou, mas continuou registrando a temperatura. Em questão de três minutos, o fogo apareceu ao fundo, e a câmera atingiu 73 graus, quando parou de funcionar.”
Após o fogo passar, a ONG voltou a espalhar câmeras pelo campo, pois a equipe quer saber onde e como estão os animais.
A Onçafari está pedindo ajuda financeira para continuar atuando no bioma e ajudando a fauna. As doações podem ser feitas pelo PIX: 24.030.384/0001-53 ou pelo site recuperapantanal.com.br.