Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (14), agentes da Polícia Federal prenderam em flagrante o secretário de Assistência Social de Várzea Grande, Gustavo Henrique Duarte. A ação foi registrada em vídeo e mostra o momento em que o secretário discute com os policiais e recebe voz de prisão por desacato.
No vídeo, Gustavo Duarte acusa os agentes de truculência e questiona a abordagem:
— Isso é truculência. É dessa forma que a Polícia Federal entra na casa do trabalhador brasileiro, pagador de impostos? […] Vocês estavam querendo arrombar a minha porta.
Um dos agentes pede que ele mantenha a calma e baixe o tom de voz, mas Gustavo insiste:
— Eu estou na minha casa, não vou baixar a voz.
Na sequência, a delegada decreta a prisão em flagrante:
— O senhor está preso por desacato.
Investigação e exoneração
A operação faz parte de uma investigação da Polícia Federal sobre a disseminação de notícias falsas durante as eleições de 2022. Após a prisão, a prefeita Flávia Moretti anunciou a exoneração imediata do secretário e a nomeação da secretária adjunta, Cristina Saito, para comandar a pasta.
Quem é Gustavo Henrique Duarte?
Gustavo Duarte se apresenta como bispo da Igreja Batista Global. Ele é bacharel em teologia e terapeuta especializado no tratamento de dependência química. Além disso, fundou a Associação dos Ministros e Intercessores, organização que reúne mais de 125 líderes religiosos em ações sociais.
Na esfera pública, já atuou como coordenador-geral e chefe de gabinete na Câmara Municipal antes de assumir a Secretaria de Assistência Social.