Após as fortes chuvas que castigaram a cidade de São Paulo neste fim de semana, o bairro Jardim Pantanal, em São Miguel Paulista, zona leste da capital, segue com as ruas cobertas de água.
Vídeos registrados por moradores mostram pessoas com água acima da cintura enquanto transitam pelas ruas. Cômodos de moradias foram tomados pela água e diversas famílias precisaram sair das residências.
Veja imagens da situação no Jardim Pantanal:
De acordo com a Defesa Civil, o níveil de água segue elevado na região do Jardim Pantanal. O bairro sofre há anos com enchentes e cheias por conta das chuvas.
Procurada pela CNN, a Prefeitura de São Paulo afirmou que realiza medidas emergenciais no local. Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de São Paulo segue concentrando esforços em medidas emergenciais na região do Jardim Pantanal, após as fortes chuvas deste final de semana. A gestão municipal disponibiliza atendimento à população em diversos pontos da comunidade. Somente no último sábado, foram entregues 1550 almoços, 2050 jantares, cerca de 1.600 colchões, 570 cestas básicas entre outros itens. Em atendimentos de saúde foram realizados 22 acolhimentos aos pacientes que perderam medicamentos, aplicação de 32 doses de vacina e 150 frascos de hipoclorito entregues. Também são distribuídos cartões emergenciais no valor de R$1.000 para moradores aptos a receberem o benefício.
Desde julho de 2024, a gestão municipal acompanha as ações de urbanização na região e o processo de regularização fundiária. No total, 4.000 famílias serão atendidas. Destas, 900 recebem o título de regularização ainda neste ano. Somente em 2024, 36 toneladas de detritos foram retirados dos córregos da região. Somente no ano passado foram limpos 440.373 metros quadrados de margens de córregos, 4.291 metros de extensão de córregos foram limpos, resultando em 33.090,01 toneladas de detritos retirados.
Em obras de melhorias, a Prefeitura de São Paulo informa que um pôlder está em fase de finalização no Jardim Pantanal. Além disso, já foi assinado o contrato para aumentar a capacidade de drenagem da Vila Seabra, Jardim São Martinho e Jardim Helena, onde está situado o Jardim Pantanal, com a construção de novas galerias de águas pluviais e a execução de nova pavimentação em quase 100 ruas. As obras devem ser concluídas em até 12 meses, após assinatura da ordem de serviço.”
*Sob supervisão