Um filhote de anta, vítima de incêndios florestais em Aquidauana, teve as 4 patinhas queimadas. O animal perdeu os cascos dos dedos devido a gravidade das queimaduras. O triste caso é um alerta para a população não atear fogo em matas ou terrenos, principalmente na zona rural.
O filhote de anta foi resgatado por um proprietário rural no último sábado (3) e levado para a Polícia Militar Ambiental de Aquidauana. De lá, ele seguiu para o Raras (Recinto de Amparo e Reabilitação de Animais Silvestres) de Bonito.
“Ela perdeu até os casquinhos dos dedinhos devido a gravidade das queimaduras, e está a base de tramadol e morfina por causa da dor. Está com um pouco de dificuldade para se alimentar, é normal da dor. O animal fica arredio para comer.”
Marcelo Matias, médico veterinário
Além da pequena anta, um filhote de veado-catingueiro também foi resgatado durante um incêndio florestal na Aldeia Alves de Barros, entre Bodoquena e Bonito. Ele está sendo monitorado no hospital veterinário de animais silvestres “Ayty”, localizado no Parque do Prosa, em Campo Grande.
O filhote foi salvo por integrantes do Prevfogo/Ibama e está em boas condições de saúde e sem lesões aparentes, mas, por ser filhote, precisa de cuidados. O mais novo paciente do hospital deve permanecer no local até atingir a fase adulta.