“Vou reconhecer quando for consagrada a vitória”, diz Lula sobre eleição na Venezuela

WhatsApp Image 2024 07 30 at 16.46.53 1


O presidente Lula recebeu nesta terça-feira (30), com exclusividade, uma equipe da RMC (Rede Mato-grossense de Comunicação) no Palácio do Planalto, em Brasília.

Durante entrevista com a repórter Eunice Ramos e os repórteres cinematográficos Belmiro Dias e Eduardo Teles, o presidente da República falou sobre a tensão na Venezuela. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi vencedor das eleições nesse domingo (28) em uma disputa marcada denúncias de fraude e manifestações pelo país. A oposição reivindica a vitória de Edmundo González Urrutia. Veja o vídeo abaixo:

Confira abaixo trechos da entrevista:

⚫ Presidente, a Venezuela teve a eleição de Maduro, e alguns países estão reconhecendo a vitória. O Brasil ainda não se manifestou, mas o senhor vai reconhecer essa vitória?

🔷 Lógico que eu vou reconhecer quando for consagrada a vitória, porque o que nós temos lá? Eu estou com o meu ministro Celso Fagundes na Venezuela desde sexta-feira. Ontem à noite ele teve uma conversa com o presidente Maduro, e teve uma conversa com o candidato da oposição, certo? Na conversa com o Maduro foi dito o seguinte: o Celso perguntou pra se as coisas só vão ficar definidas quando apresentar a errata. Ele falou: vou apresentar a errata. Só não disse quando. Na conversa com a oposição, é a mesma coisa. Ele diz que tem 70% das atas.

Então, nós tivemos um processo eleitoral que teoricamente foi pacífico. Não houve violência, não houve. nada, teve um resultado apertado. Então, sempre que tem um resultado apertado, aqui no Brasil você viu o que aconteceu. O Aécio Neves perdeu para Dilma, que entrou com recurso para anular a eleição. Então, veja, é normal que tenha uma briga.

Como é que vai resolver essa briga? Apresenta a ata. Se a ata ainda deixar dúvidas entre oposição e situação, a oposição entra com recurso, sabe? E vai esperar na Justiça uma decisão que a gente tem que acatar. Eu estou convencido que é um processo normal, tranquilo, sabe? O que precisa é que as pessoas que não concordam tenham o direito de se expressar, tenham o direito de provar que não concorda e o governo tem o direito de provar que está certo.

Presidente Lula é entrevistado em Brasília por equipe da RMC (Foto: Flávia Rabelo e Marina Agostine)

⚫ Mas o Partido dos Trabalhadores já reconheceu a vitória do Maduro?

🔷 O Partido do Trabalhador reconheceu. A nota do Partido do Trabalhadores reconhece o povo venezuelano pela eleição pacífica que houve e, ao mesmo tempo, reconhece que o Colégio Eleitoral.

O Tribunal Eleitoral já reconhecia o Maduro como vitorioso, mas a oposição ainda não, então tem um processo, não tem nada de grave, não tem nada assustador. Vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a terceira guerra mundial, e não tem nada de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que disse que recebeu 100%, a outra que disse que tem pouco mais de 40%. Sabe, eu não concordo, eu não entro na Justiça.

⚫ Mas o senhor acha que o PT se precipitou?

🔷 Não. Eu acho que o PT fez o que tem que fazer. O PT não tem que pedir para o governo fazer as coisas, sabe? O PT é um partido que tem autonomia, embora seja meu partido não precisa pedir licença pra mim. “Lula, posso fazer isso, posso fazer aquilo” Não! Faça o que você se sentir melhor fazendo, e o governo faz o que se sentir melhor. Na hora que for consagrada a ata, que ela for verdadeira… Sabe? Todos nós temos a obrigação de reconhecer o resultado eleitoral da Venezuela.

Há uma proposta sendo feita, em que o Brasil, o México e a Colômbia assinaram uma nota conjunta. Eu acho que não é muito necessário. O presidente Maduro sabe perfeitamente que quanto mais transparência houver, mais chances de ele ter tranquilidade para governar a Venezuela. (…) Eu acho que a Venezuela tem o direito de construir o seu modelo de crescimento sem que haja bloqueio, um bloqueio que mata Cuba há 70 anos.

Cada um constrói seu processo democrático, cada um tem seu processo eleitoral. Aqui no Brasil, por exemplo, nenhuma eleição é dada como definitiva antes da ata ficar pronta. Isso é uma coisa fantástica aqui no Brasil. Eu digo sempre que não há modelo mais rápido e mais transparente.

WhatsApp Image 2024 07 30 at 16.46.53 1
Presidente Lula é entrevistado em Brasília por equipe da RMC (Foto: Flávia Rabelo e Marina Agostine)

Agenda em MT

Nesta quarta-feira (31), o presidente participa da entrega das obras de ampliação e modernização dos aeroportos de Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta.

Ainda em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Lula acompanha a entrega das casas no Residencial Colinas Douradas I e II. Conjunto habitacional que foi construído por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.

Passagem por MS

Ainda no dia 31, está previsto que o presidente também visite Corumbá (MS), mais especificamente o acampamento das ações de combate aos incêndios florestais no Pantanal.

AGENDA EM MT E MS

🔹 31 de julho
Corumbá (MS)
⁃ Visita para acompanhamento das ações de combate aos incêndios
florestais no Pantanal;

Várzea Grande (MT)
⁃ Entrega do Residencial Colinas Douradas I e II, pelo MCMV;

Cuiabá (MT)
⁃ Entrega das Obras de Ampliação e Modernização dos Aeroportos de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Tomografia ajuda a resolver um mistério de 3 mil anos sobre mulher egípcia

Cientistas do Museu de História Natural Field, em Chicago, examinaram os envoltórios de restos humanos…

Empresário morto no aeroporto de Guarulhos foi alvo de atentado no Natal

O empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, executado a tiros no aeroporto de Guarulhos nesta sexta-feira…

Mulher sofre queimaduras de 2º grau após procedimento estético

Uma mulher, de 41 anos, afirma ter sofrido queimaduras de 2ª grau após realizar procedimento…