Waack: Brasil não tem plano para tirar Maduro do poder


O candidato da oposição na Venezuela, Edmundo González, se autoproclamou hoje presidente do país. O gesto é apenas simbólico e está longe de conseguir criar, neste momento, a dualidade de poder que poderia, eventualmente, ser o começo do fim da ditadura chavista naquele país.

Até aqui, o governo não atendeu aos pedidos de várias partes do mundo, inclusive do Brasil, de publicar as atas oficiais da eleição que Maduro fraudou. O Brasil voltou a insistir hoje na “transparência” dos resultados — exatamente o que a ditadura de Maduro trata de evitar — e conclama as duas partes, ditadura e oposição, ao diálogo.

É uma falsa equivalência. Quem agride, engana e frauda é a ditadura. Quem está sendo reprimida, perseguida e sufocada é a oposição. O governo brasileiro se sente respaldado por países como a França, entre outros, ao pedir que Maduro publique os resultados, mas sem dizer o que vai acontecer.

Durante quase duas décadas, o PT e Lula se empenharam, inclusive com dinheiro do contribuinte brasileiro, para garantir a sobrevivência do chavismo e seus desatinos.

Ao que tudo indica, essa cumplicidade não deu ao Brasil do Lula 3 qualquer alavanca sobre o comportamento de Maduro, nem a tentativa de criar uma espécie de “eixo” de esquerda com os governos da Colômbia e México.

Não existe, porém, nenhum plano para tirar a ditadura do poder. Lula pede, em termos gerais, o respeito à soberania do povo venezuelano. É exatamente isso que a ditadura chavista desrespeita há muitos anos.

O que Maduro — e aqueles que até aqui o apoiaram, como Lula — fariam de diferente agora?



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Padre é escolhido para comandar Secretaria de Educação de Várzea Grande

A prefeita eleita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Flávia Moretti (PL), anunciou o…

Eleições no Uruguai: Tudo o que você precisa saber

Mais de 2,7 milhões de uruguaios são esperados nas urnas, neste domingo (24), para escolher…

Esmeralda de quase 400 kg achada na Bahia deve ser devolvida ao Brasil após decisão da Justiça dos EUA

A Justiça dos Estados Unidos determinou na última quinta-feira (21) que uma esmeralda de 380…