Zezé Motta grava dois filmes em MT sobre líderes negras históricas


A atriz Zezé Motta, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, vai protagonizar dois filmes gravados em Mato Grosso neste ano. Ela interpreta figuras históricas de resistência e luta do povo negro: Tereza de Benguela, em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 520 km de Cuiabá), e Mãe Bonifácia, em Sorriso (a 397 km da capital).

Atriz Zezé Motta. Foto: reprodução/Instagram

Ícone da cultura afro-brasileira, Zezé Motta está à frente de dois projetos audiovisuais realizados em Mato Grosso com recursos da Lei Paulo Gustavo.

As produções homenageiam personagens femininas negras que marcaram a história do Brasil e que resistiram ao apagamento ao longo dos séculos.

Em Vila Bela da Santíssima Trindade, Zezé dá vida a Tereza de Benguela no filme “Somos Tereza”, uma produção que mistura documentário e ficção a partir do olhar das mulheres vilabelenses.

A narrativa propõe um reencontro com a memória e o imaginário popular em torno da líder quilombola, que comandou o Quilombo do Quariterê no século 18, após a morte do companheiro José Piolho.

Tereza liderou uma comunidade autônoma com organização própria, armas, defesa e até parlamento, resistindo ao regime escravocrata por décadas.

O filme está sendo gravado entre os dias 24 e 29 de março em locais como o Rio Guaporé, Cânion do Jatobá e as ruínas da Igreja Matriz.

Além de Zezé, o elenco conta com mulheres da própria comunidade, e a produção promoveu oficinas culturais para moradores da cidade antes do início das filmagens.

A direção é de Danielle Bertolini e Oz Ferreira, e a equipe é formada majoritariamente por mulheres mato-grossenses.

Já em Sorriso, Zezé será a protagonista do longa “Mãe Bonifácia”, que marca a primeira produção cinematográfica da cidade. A realização é da Produtora Artimagem, com direção de Salles Fernandes.

SaveClip.App 464213261 18464963692018132 877865541527772855 n
Foto: reprodução/Instagram

O filme também foi aprovado no edital da Secel-MT e conta com apoio da prefeitura local. A proposta é valorizar a representatividade negra e fortalecer o audiovisual regional.

A participação de Zezé Motta nos dois filmes ressalta a potência das histórias negras contadas por vozes negras — e o papel do cinema em reconectar o Brasil às suas raízes de luta, identidade e cultura.

  1. Sorriso se prepara para o filme ‘Mãe Bonifácia’ com Zezé Motta no papel principal





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Líder supremo do Irã rebate ameaça de Trump sobre acordo nuclear

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta segunda-feira (31) que os EUA…

Águas de março: SP deve ter temporais nesta segunda-feira (31)

A segunda-feira (31) deve ser de temporais localizados em São Paulo, de acordo com a…

Oposição da Turquia realiza protestos contra prisão do prefeito de Istambul

Centenas de milhares de pessoas se reuniram em Istambul neste sábado (29) para protestar contra…