Zoológico de São Paulo inaugura exposição com ararinhas-azuis

CNN Brasil


As ararinhas-azuis Orlando e Rogério receberam um novo lar nesta terça-feira (12). O zoológico de São Paulo inaugurou uma nova exposição para conscientizar a população sobre a espécie extinta na natureza há 24 anos no Brasil – existem apenas em cativeiro.

A dupla fazia parte de um centro de conservação para preservação e reprodução de aves que estão ameaçadas de extinção de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O espaço cuida de 25 das 85 aves da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) no Brasil, endêmica da Caatinga. Em todo o mundo, há apenas 330 ararinhas-azuis.

O novo habitat possui cerca de 200 metros quadrados e foi inspirado na Caatinga Baiana, região onde o último ninho natural foi avistado em uma Caraibeira, espécie de ipê, no riacho da Melancia, em Curaçá (BA).

Kiko Buerguer, CEO do Zoológico, explica que “a união de esforços é o único meio de alertarmos e mitigarmos os impactos tanto das mudanças climáticas, quanto das ações humanas que contribuem para o desaparecimento de espécies nativas no país”.

Único da América Latina com três espécies

Com a exposição, o Zoo São Paulo passa a ser o único da América Latina onde o visitante pode conhecer as três espécies existentes de araras azuis durante a visitação: ararinha-azul, arara-azul-de-Lear e a arara-azul-grande.

A arara-azul, também conhecida como arara-azul-pequena, está listada como uma espécie criticamente ameaçada de extinção no Brasil.

A bióloga do zoológico e chefe da área de aves, Fernanda Vaz, explicou que a missão do zoológico é aumentar essa população de aves e designar indivíduos para serem devolvidos à natureza.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Explosões na Praça dos Três Poderes são destaque na imprensa internacional; veja

As explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, são destaque na imprensa internacional nesta…

Advogado foi morto em emboscada planejada pela esposa, diz polícia do SE

O advogado criminalista José Lael de Souza Rodrigues Júnior, morto no fim do mês passado,…

Novas vagas de emprego sem necessidade de experiência estão disponíveis em Cuiabá

Cerca de 450 vagas de emprego para diversas áreas e níveis de formação estão sendo…