A Boca da Onça, maior cachoeira de Mato Grosso do Sul localizada em Bodoquena, é a terceira melhor atração do Brasil. O ponto turístico aparece na lista do Prêmio Travellers’ Choice 2024, o melhor dos melhores da plataforma de viagens Tripadvisor.
O Travellers’ Choice reconhece o mais alto nível de excelência em viagens. Só aparece na lista maravilhas naturais ou construções que recebem um grande volume de avaliações e opiniões positivas de viajantes que usam o Tripadvisor.
“Esse prêmio é concedido a somente 1% dos atrativos no mundo. É uma honra muito grande pra gente recebê-lo. Estamos entre a elite dos atrativos pelo segundo ano consecutivo. É o prêmio Best of the Best [o Melhor dos Melhores]. Estamos em terceiro no Brasil. Ficamos atrás apenas das Cataratas do Iguaçu, que está em primeiro lugar, e do Cristo Redentor, que ficou em segundo. Na América Latina, nós estamos em quarto. E o bacana é que, do ano passado para cá, nós evoluímos”, declara Luis Henrique Soares de Melo, gerente geral.
A evolução citada pelo gerente geral da atração é porque a Boca da Onça, no ano passado, nesta mesma categoria, apareceu em sétimo lugar. O salto também é visto nesta mesma categoria referente a América do Sul. Em 2023, a cachoeira ficou em décimo primeiro lugar. Neste ano, alcançou a quarta posição.
“A nossa equipe ficou muito honrada, particularmente os proprietários, Dona Ângela e o Dr. Aroldo. Eu também fiquei muito, muito honrado com essa premiação, porque a gente trabalha para isso. Nossa equipe aqui é focada em realizar o sonho do turista, em fazer com que esta experiência seja inesquecível, seja uma das melhores ou a melhor experiência que ele possa ter tido na vida. Receber uma honraria dessa magnitude qualifica isso, premia essa dedicação de todos da equipe, equipe de colaboradores, de guias. Estamos com a elite dos guias aqui da região também, né?”, destaca Luis Henrique.
Boca da Onça aberta para turistas
Felizmente, a cachoeira Boca da Onça, de 156 metros, a mais alta do estado sul-mato-grossense, não foi prejudicada pela seca que assolou recentemente o interior de Mato Grosso do Sul.
“Graças a Deus não afetou. As cachoeiras continuam. Obviamente o volume de água diminuiu, o que é normal para a época, mas não secou nenhuma das cachoeiras. Para a nossa alegria deu uma chuvinha essa semana em Bonito e na região de Bodoquena, especificamente, e deu uma uma melhorada no fluxo de água”, afirma o gerente geral.
A atração recebe visitantes do mundo todo e de cada canto do Brasil, principalmente na alta temporada. Durante este mês de julho, ela segue aberta todos os dias. Na baixa temporada, a partir de agosto, fecha somente às segundas, recebendo os turistas de terça a domingo.
Boca da Onça Ecotour
O atrativo Boca da Onça Ecotour oferece banhos naturais que podem ser realizados em oito cachoeiras, dentre elas a Boca da Onça, assim como em piscinas naturais translúcidas, Rio Salobra, Buraco do Macaco e Poço da Lontra.
Para quem adora se arriscar, o local tem rapel de plataforma Cânion do Rio Salobra, o maior do Brasil, com 90 metros de adrenalina. A novidade do passeio é que ele pode ser feito por crianças de 5 anos.
Há ainda as trilhas em 15 pontos entre as cachoeiras e quedas d’água com nove áreas para banho. São elas: Trilha Adventure e a Trilha Discovery.
Lembrando que o Boca da Onça Ecotour também possui restaurante com pratos e comidas típicas, central de tratamento de água, Wi-fi, sala de TV e espaço para descanso. Conheça mais no site oficial, no Instagram e no Facebook.