pesquisa revela presentes mais buscados em MS


O sul-mato-grossense deve gastar menos durante as comemorações de Dia dos Pais, neste ano, conforme pesquisa de intenção de compras do IPF/MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS ) e Sebrae MS, divulgada nesta segunda-feira (15).

Mulheres observando vitrine. (Foto: David Majella/Arquivo)

Queda de 2,9%

A data deve movimentar R$ 349,88 milhões na economia do Estado – sendo R$ 148,30 milhões para presentes e R$ 201,58 milhões às comemorações.

Em 2023, a movimentação foi de R$ 360,66 milhões – R$ 158,5 milhões com presentes e R$ 202,2 milhões com comemorações; uma redução de 2,9%, aponta o comparativo.

O gasto médio com a compra de presentes e a comemorações, entretanto, aumentou deve ser de aproximadamente R$ 412,97. No ano passado o gasto médio foi de R$ 406,58.

Preferência de compra

Entre os que vão presentear, as preferências são as roupas (42%), seguida pelos perfumes/cosméticos (24%) e calçados (21%). 87% dos entrevistados afirmaram que vão comemorar a data e preparar uma refeição.

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Para o analista técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, a data é uma oportunidade de ouro para o empresário aumentar as receitas e fortalecer a economia local.

“Pacotes promocionais e oferecer descontos em produtos populares podem atrair clientes. Criar um pacote de experiências também é importante”.

Analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel.

A pesquisa

O levantamento foi realizado em oito municípios do estado (Bonito, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Coxim, Ladário, Ponta Porã e Três Lagoas), entre os dias 24 a 29 de junho. Entre os entrevistados, 23% afirmam que vão presentear os pais ou alguma figura paterna.

O presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, ressalta que os empresários devem estar atentos aos hábitos dos consumidores para não perderem vendas.

“A pesquisa mostra que 54% dos entrevistados buscam qualidade do produto, e 27% vão comprar o presente preferido do homenageado. Então, é o momento de atender esse cliente com assertividade desde o momento em que ele entra na sua loja até o pós-venda”.

Presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo

Já a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, os comerciantes devem buscar formas de fidelizar os clientes.

“64% dos entrevistados afirmam que preferem pagar à vista com desconto. Então, é o momento de criar conexão com os clientes, fidelizar e mostrar as opções, para que eles voltem depois. Uma oportunidade ímpar, já que 86% garantem que vão comprar presencialmente”

Economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.





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