Bug do milênio chega com 24 anos de atraso e causa pane digital mundial


O mundo todo está sofrendo consequências de uma pane digital nesta sexta-feira, 19 de julho. Sistemas não estão funcionando corretamente, afetando desde tráfego aéreo até operações bancárias.

Gráfico mostra pico de reclamações de usuários do Bradesco nesta manhã (Foto: reprodução Downdetctor)

Rapidamente, a situação foi associada ao bug do milêncio, previsto para virada do século nos anos 2000, que acabou não ocorrendo. Com 24 anos de atrasou, o bug chegou?

Segundo o site Downdetector, foram relatados problemas nos bancos e fintechs: Pan, Inter, Next, Bradesco, Santander, Neon, Itaú e Banco do Brasil.

De acordo com o portal Uol, também foram registrados problemas nos serviços digitais do Banco Central do Brasil. O órgão informou que os sistemas operam normalmente.

Em nota oficial, de acordo com o Uol, o Bradesco afirmou que o apagão afetou suas plataformas digitais. De acordo com a instituição, o setor responsável trabalha para reverter a situação “o mais breve possível”.

Conforme a apuração do Primeira Página, em Campo Grande escritórios de cobrança estão sem acesso ao sistema para negociação com os clientes.

As equipes, então, estão sendo orientadas a trabalhar com os acordos já realizados.

Não foram dectados localmente problemas com voos ou nas plataformas do governo do estado e da prefeitura de Campo Grande.

O que foi o bug do milênio

De acordo com a descrição da revista Superintesssante,
“foi um medo coletivo de que, na virada de 1999 para 2000, os computadores da época não entendessem a mudança e causassem uma pane geral em sistemas e serviços. Isso porque, desde os anos 1960, eles uses eles usavam calendários internos com dois dígitos. Depois do ano 99, viria o 00, que as máquinas entenderiam como 1900 ou como 19100, e não como 2000.

Na prática, muito pouco aconteceu. Foram gastos, segundo a revista, mais de 300 bilhões de dólares em medidas preventivas.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Suspeito de participação na execução de delator do PCC é identificado, mas segue livre

A força-tarefa que investiga a execução de Vinicius Gritzbach, morto em 8 de novembro, no…

Mula em shopping? Morador é notificado ao entrar com animal no estabelecimento

Um morador de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, foi notificado extrajudicialmente depois de entrar…

Sean ‘Diddy’ Combs retorna à prisão enquanto pedido de fiança é avaliado

Sean “Diddy” Combs permanecerá sob custódia por pelo menos mais alguns dias enquanto um juiz…