Sinais de radiofrequência interferiram sistema de GPS do aeroporto de Guarulhos


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que os atrasos e cancelamentos de voos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foram provocados por uma interferência de sinais de radiofrequência feita sem autorização.

Passageiros no Aeroporto Internacional de São Paulo (Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil)

Três companhias aéreas – a Latam, Gol e Azul – tiveram voos afetados.

  1. Por problemas no sistema de GPS, voos entre Cuiabá e São Paulo são cancelados

Em nota, a Anatel informou ter ido até o aeroporto, onde constatou a presença de sinais de radiofrequência que interferiram no sistema de navegação GPS/GNSS (do inglês Global Navigation Satellite Systems), que é específico para aeronaves.

As primeiras análises indicaram que a fonte do sinal estava no Centro da cidade de Guarulhos. Uma equipe foi enviada ao local, mas o sinal desapareceu antes que a fiscalização chegasse.

Também em nota, a agência reforçou que a transmissão de radiofrequências sem autorização é crime federal, previsto no artigo 183 da Lei 9.472/1997, a Lei Geral de Telecomunicações. A pena para este crime é de detenção de dois a quatro anos, e multa de R$ 10 mil.

“A Anatel continua monitorando o espectro na região, no caso de retorno do sinal interferente, possa atuar de forma célere e interromper a fonte interferente de forma permanente”.

Confira a nota na íntegra:

A Anatel esteve no Aeroporto de Guarulhos no início desta tarde, onde constatou a presença de sinais de radiofrequência interferindo com o sinal de GPS/GNSS, afetando as operações aéreas.

A fonte do sinal interferente, em primeira análise, era proveniente do do centro da cidade de Guarulhos, para onde a equipe de fiscalização se direcionou para localizar sua fonte. Durante os trabalhos, o sinal interferente deixou de ser detectado, antes que a fonte pudesse ser efetivamente localizada. A Anatel continua monitorando o espectro na região, no caso de retorno do sinal interferente, possa atuar de forma célere e interromper a fonte interferente de forma permanente.

A Anatel lembra que a transmissão de radiofrequências sem autorização configura crime federal.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Sol volta a predominar, mas chuva intensa ainda marca dia em MS

A chuva começa a diminuir em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (10). O sol…

“Quero lavar meu lindo cabelo“: Trump reverte restrição à pressão de água

O presidente Donald Trump, depois de reclamar sobre isso por anos, assinou uma ordem para…

Exploração ilegal ameaça povo indígena em MT e pressão por retirada de garimpeiros aumenta

A Defensoria Pública da União (DPU) recomendou, nessa terça-feira (8), a desintrusão imediata da Terra…