Fontes russas estão céticas sobre cessar-fogo proposto pelos EUA na Ucrânia

CNN Brasil


Fontes russas reagiram cautelosamente nesta quarta-feira (12) a uma proposta dos EUA para um cessar-fogo de 30 dias apoiado por Kiev, declarando que qualquer acordo para acabar com a guerra na Ucrânia teria que levar em conta os avanços russos e abordar as preocupações de Moscou.

A invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 deixou centenas de milhares de mortos e feridos, deslocou milhões de pessoas e desencadeou o maior confronto entre Moscou e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis Cubanos de 1962.

O presidente dos EUA, Donald Trump, reverteu a política anterior dos americanos sobre a Rússia, abrindo negociações bilaterais com Moscou e suspendendo a ajuda militar e o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia, afirmando que ela deve concordar com os termos para acabar com a guerra.

Os Estados Unidos concordaram na terça-feira (11) em retomar a ajuda militar e o compartilhamento de inteligência depois que Kiev anunciou que estava pronta para apoiar uma proposta de cessar-fogo.

Uma fonte russa sênior relatou à Reuters que o presidente Vladimir Putin acharia difícil concordar com a ideia de trégua sem discutir os termos e obter algum tipo de garantia.

“É difícil para Putin concordar com isso na forma atual”, disse a fonte, que falou sob condição de anonimato devido à sensibilidade da situação. “Ele tem uma posição forte porque a Rússia está avançando“.

A fonte ressaltou que sem garantias com um cessar-fogo, a posição russa poderia rapidamente enfraquecer e o país poderia então ser culpada pelo Ocidente por não terminar a guerra.

Outra fonte russa sênior explicou que a proposta parecia, da perspectiva de Moscou, uma armadilha porque Putin acharia difícil parar a guerra sem algumas garantias ou promessas concretas.

Uma terceira fonte russa disse que o panorama era que os Estados Unidos concordaram em retomar a ajuda militar e o compartilhamento de inteligência e decoraram essa ação com uma proposta de cessar-fogo.

O governo russo ainda não comentou.

O líder do Kremlin expressou em dezembro: “Não precisamos de uma trégua, precisamos de uma paz de longo prazo garantida para a Federação Russa e seus cidadãos. É uma questão difícil como assegurar essas garantias.”



Fonte do Texto

VEJA MAIS

O que levou à queda do primeiro-ministro de Portugal? Entenda o caso

O Parlamento de Portugal rejeitou, na terça-feira (11), uma moção de confiança no governo minoritário…

Investigado por assassinar casal na frente do filho por dívida é denunciado pelo MPMT

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) denunciou Cleuco Gomes de Brito, de 41 anos,…

Caso Vitória: o que sabemos e o que falta saber sobre o caso

Vitória Regina de Sousa, de 17 anos, desapareceu em 26 de fevereiro e foi encontrada…