As exportações em Mato Grosso alcançaram 157 países e geraram R$ 25,95 bilhões de dólares entre janeiro e novembro de 2024. O valor, apesar de alto, é considerado menor em relação a 2023, quando o estado gerou 30,09 bilhões de dólares, com embarques de 64 milhões de toneladas de produtos.
Esses dados foram revelados pelo Secex (Secretaria de Comércio Exterior) do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e mostra que o estado teve 8,31% de participação nas exportações de todo o país neste período analisado, enquanto no ano anterior a taxa havia sido de 9,68%.
A diminuição no volume de soja exportada pelo Brasil em 2024, com uma queda de 1,26%, tem sido especialmente sentida em Mato Grosso. A menor disponibilidade do grão no estado impactou drasticamente as exportações.
LEIA MAIS: Notícias do agronegócio
Em novembro, as exportações de Mato Grosso atingiram apenas 95,25 mil toneladas, representando uma forte retração de 82% em comparação com novembro de 2023.
Considerando o acumulado de janeiro a novembro de 2024, o estado exportou 24,64 milhões de toneladas de soja, o que significa uma redução de 11,79% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para a pasta, o resultado mostra que o agronegócio teve resiliência, visto que passou por momentos de queda devido a problemas climáticos e a recuperação dos vários setores.
-
Mais notícias do agronegócio
-
Sem burocracia: plataforma descomplica agronegócio em MT
-
Assuntos do agronegócio