Sete dispositivos ilegais para roubar dados de beneficiários foram encontrados na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília.
Os equipamentos, conhecidos como “chupa-cabras”, estavam conectados à rede do INSS. Eles são uma espécie de caixa capaz de acessar informações, ver e-mails e até o tráfego interno do Instituto.
O INSS informou que não foram vazadas informações de beneficiários. Tampouco nenhuma senha dos servidores foi comprometida.
O caso ocorreu no último dia 26 de junho. A equipe de Tecnologia da Informação do órgão detectou um comportamento estranho na rede e fechou o equipamento “switch”, que faz com que os computadores e servidores do instituto possam se comunicar.
Depois de encontrar o dispositivo com uma inspeção no prédio, o INSS acionou a Polícia Federal, conforme protocolo de segurança.
Os agentes da PF encontraram outros seis “chupa-cabras” e os encaminhou para perícia. Um dos equipamentos foi encontrado no andar da presidência do órgão.
Com a descoberta, todos os funcionários que trabalham da Administração Central do INSS precisaram mudar suas senhas de acesso.
A Polícia Federal informou à CNN que a investigação está sob sigilo.
Compartilhe: