Hamas divulga nomes de 3 reféns de Israel que serão libertados neste sábado

CNN Brasil


O Hamas divulgou nesta sexta-feira (7) os nomes de três reféns que devem ser soltos neste sábado (8) como parte do acordo de cessar-fogo com Israel.

Os reféns são Eli Sharabi, Ohad ben Ami — sequestrados no Kibutz Be’eri — e Or Levy — capturado no festival de música Nova –, disse o porta-voz do braço armado do Hamas, Abu Obeida, em uma publicação no Telegram.

Hamas informou ainda que Israel deveria libertar 183 palestinos em troca, incluindo 18 que cumprem penas perpétuas, 54 que cumprem longas penas e 111 que foram detidos na Faixa de Gaza durante a guerra.

Anteriormente, o grupo radical acusou Israel de violar o acordo e adiou o anúncio dos nomes dos três israelenses até o prazo final das 16h, no horário local. Não está claro se isso pode atrasar a troca programada para este sábado.

Segundo o Hamas, Israel atrasou a entrada de centenas de caminhões carregando alimentos e outros suprimentos humanitários e reteve quase todas as tendas e casas móveis necessárias para fornecer abrigo à população de Gaza que retorna para as regiões destruídas.

“Isso demonstra uma clara manipulação das prioridades de socorro e abrigo”, pontuaram em uma declaração.

A COGAT, a agência militar israelense que está supervisionando as entregas de ajuda em Gaza, negou a acusação e alertou que Israel “não toleraria violações pelo Hamas”.

Libertação de reféns na primeira fase do acordo

Na primeira fase do acordo de cessar-fogo para a Faixa de Gaza, 33 reféns serão libertados. Entre eles estão crianças, mulheres, incluindo soldados do sexo feminino, homens acima de 50 anos, feridos e doentes.

Segundo o Hamas, 25 dos 33 reféns que devem ser soltos estão vivos. O acordo entrou em vigor no dia 19 de janeiro, quando três mulheres detidas pelo grupo palestino foram libertadas.

Em troca, Israel liberta dezenas de prisioneiros palestinos.

Negociação para segunda fase do acordo

Na segunda-feira (3), antes das acusações de violação de cessar-fogo desta semana, uma fonte do gabinete político do Hamas disse à Reuters na segunda-feira (3) que o grupo está pronto para negociações indiretas com Israel para implementar a segunda fase do cessar-fogo e uma possível nova troca de prisioneiros por reféns.

O líder da oposição israelense, Yair Lapid, declarou que as novas conversas precisam começar o mais rápido possível.

O Exército de Israel afirmou nesta sexta que os comandantes estão fazendo avaliações antes da próxima fase do acordo, com tropas posicionadas em vários pontos ao redor da Faixa de Gaza.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Técnico de enfermagem é espancado até a morte perto de quiosque no ES

O técnico de enfermagem Jonathan Rosa de Oliveira, de 33 anos, foi espancado até a…

Corte de Trump suspende distribuição de testes de HIV em Campo Grande

O programa “A Hora é Agora”, que oferecia testes de HIV gratuitos para a população,…

confira quais são os confrontos da 1ª fase

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, nesta sexta-feira (7), quais são os confrontos da…