O corpo de Helen Santos de Souza, de quatro anos, foi velado e sepultado nesta segunda-feira (14), no Cemitério de Santo Amaro, no centro do Recife. Familiares e amigos usavam camisas com a foto da criança, que era a caçula de cinco irmãos. A mãe, Elaine dos Santos, permaneceu o tempo todo ao lado do caixão.
Cartazes com pedidos de justiça foram levados pelos parentes. “Ela morreu no dia do aniversário. A minha irmã estava fazendo as sacolinhas da festa da minha sobrinha. Eu só quero justiça. Não vamos parar. Inclusive, amanhã (terça-feira) vamos realizar um protesto”, afirmou Cassandra Santos, tia de Helen.
A família, que vive no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, é de origem humilde. O crime ocorreu na própria comunidade. “Eu escutei os tiros e quando saí de casa Helen já tinha sido socorrida por um vizinho. Eu fiz muito esforço para preparar a festa do jeito que ela queria. Minha filha morreu no dia em que completou quatro anos.”, lamentou Elaine, a mãe.
O enterro foi marcado por dor e revolta. Na saída do cemitério, moradores e amigos dos parentes de Helen fecharam uma avenida da Zona Norte do Recife e exigiram a prisão dos suspeitos.
Helen foi atingida na cabeça na noite do último sábado (12), enquanto estava com familiares brincando na rua. A mãe preparava os detalhes da festa de aniversário da filha em casa quando começou um intenso tiroteio na região. A menina ainda foi socorrida e levada ao Hospital da Restauração, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no domingo (13).
A CNN teve acesso a vídeos que mostram a ação dos criminosos na comunidade. Os suspeitos aparecem armados, encapuzados e atirando em várias direções, enquanto moradores se escondem desesperados. Em uma das gravações feitas por uma moradora, é possível ver parte da movimentação dos criminosos. Testemunhas relataram à polícia que quatro homens armados perseguiam dois rivais quando começaram a atirar.
Até o momento, os suspeitos não foram localizados. A Polícia Civil de Pernambuco segue investigando o caso, mas ainda não divulgou novos detalhes sobre as apurações.