PF faz operação contra grupo que coopta pessoas pelas redes sociais para “mulas do tráfico”

CNN Brasil


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) a Operação Refluxo contra um grupo responsável pela cooptação de pessoas pelas redes sociais para envio de drogas ao exterior, engolindo cápsulas, no formato conhecido como “mulas do tráfico”.

A investigação é da PF do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. As equipes cumprem quatro mandados de prisões temporárias e três mandados de busca e apreensão.

A PF diz que o objetivo da ação é localizar drogas, dinheiro em espécie, veículos e outros bens que demonstrem terem sido adquiridos por meio do lucro gerado em decorrência do tráfico de drogas.

As investigações, que deram origem à Operação Refluxo, tiveram início no final de julho, a partir da prisão de uma pessoa que havia ingerido droga, na forma de cápsulas, e que pretendia embarcar com destino à França, momento em que foram arrecadadas informações, documentos e aparelhos celulares, que deram suporte à ação.

Os mandados foram autorizados pela 5ª Vara Federal de Guarulhos e são cumpridos por 20 policiais federais, com o apoio do Grupo de Pronta Intervenção da PF (GPI).

Na semana passada, a CNN mostrou que dobrou o número de pessoas presas pela PF nos aeroportos brasileiros, sendo o de Guarulhos o principal em ocorrências.

Os dados disponibilizados mostram que em 2015 foram 404 prisões, ante 791 no ano passado. Um aumento de 95% na amostragem.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mato-grossenses devem movimentar R$ 512 milhões na Black Friday

Pesquisa do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT) aponta que 32.9% dos mato-grossenses…

COP29 fecha acordo para dar início ao comércio global de créditos de carbono

Os países aceitaram um acordo na COP29, neste sábado (23), sobre as regras para um…

Sob justificativa de sigilo, operação completa 1 mês com silêncio de órgãos públicos

Há cerca de um mês, equipes da PF (Polícia Federal) saíram as ruas de Campo…