Uma operação da Polícia Civil no último domingo (13) resultou na apreensão de maquinários pesados utilizados em um garimpo clandestino na região de Conquista d’Oeste, a 571 km de Cuiabá.
A ação, que investigava o uso de equipamentos furtados na fronteira, terminou na prisão de dois homens e em uma tentativa de suborno aos policiais, após oferecerem 500 gramas de ouro avaliado em cerca de R$ 300 mil
As equipes das Delegacias de Vila Bela da Santíssima Trindade e de Pontes e Lacerda se depararam com uma caminhonete Toyota Hilux bloqueando parcialmente a via, utilizada como alerta para a atividade ilegal. Ao avançarem na área de mata, os policiais foram recebidos a tiros, indicando a periculosidade do local.
No interior do garimpo, os agentes encontraram um verdadeiro arsenal de maquinário: três escavadeiras, uma pá carregadeira, e duas escavadeiras escondidas na vegetação densa. Além disso, foram apreendidos dois contêineres com capacidade para 1 mil litros de óleo diesel, evidenciando a grande escala da operação clandestina.

Os presos
O primeiro preso, um homem de 54 anos, era o gerente do garimpo e responsável por outras três frentes de exploração mineral na região.
O segundo suspeito, de 41 anos, foi detido após oferecer 500 gramas de ouro aos policiais como forma de suborno, na tentativa de impedir a ação policial.
Os dois homens foram encaminhados à 1ª Delegacia de Polícia de Pontes e Lacerda, onde foram interrogados e autuados em flagrante.
Os maquinários apreendidos estão sendo retirados da área com o auxílio de caminhões prancha, em uma operação complexa devido à localização do garimpo.