O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em uma entrevista nesta terça-feira (15) que planeja lançar um novo programa oferecendo dinheiro para que os imigrantes que estão no país ilegalmente saiam de forma voluntária.
Trump disse que esse “programa de autodeportação” incluiria alguma assistência financeira e a perspectiva de reentrar no país legalmente mais tarde.
“Vamos lhes dar uma ajuda financeira”, disse Trump a Rachel Campos-Duffy, da Fox News, de acordo com transcrição oficial de entrevista gravada na segunda-feira (14).
“Vamos lhes dar algum dinheiro e uma passagem de avião, e depois vamos trabalhar com eles. Se eles forem bons, se quisermos que voltem, trabalharemos com eles para que voltem o mais rápido possível”, ele acrescentou.
Um porta-voz da Casa Branca disse não ter nada a acrescentar aos comentários de Trump.
Trump prometeu deportar um número recorde de imigrantes que estão ilegalmente nos EUA e testou os limites da lei dos EUA para aumentar as prisões e deportações.
O governo do republicano também pressionou os imigrantes a ajudarem em sua própria expulsão. Eles estão sendo solicitados a sinalizar sua “intenção de partir” usando um aplicativo da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA chamado CBP Home.
Também durante a entrevista à Fox News, Trump falou sobre a prisão de cidadãos americanos condenados por um crime em El Salvador e sobre a influência chinesa no Canal do Panamá.